Como prevenir fraudes nas micro e pequenas empresas?

Fomentado pelos recorrentes escândalos de corrupção, a sanção da Lei 12.846/13, a chamada Lei da Anticorrupção fez com que as companhias ficassem mais cuidadosas com ações de prevenção e combate às fraudes. 

Mesmo assim, fraudes são por muitas vezes negligenciadas, inclusive em pequenas e médias empresas no mundo todo. 

Um exemplo disso, foi uma pesquisa com 1000 pessoas que possuem cargos de liderança entre proprietários, executivos e gerentes em empresas de pequeno porte do Canadá e Estados Unidos. 

Nela, 48% dos entrevistados entendem que sua empresa não é vítima de fraudes por ser pequena demais para isso e 58% responderam que estão menos vulneráveis a fraudes online do que as grandes companhias.

A displicência na tomada de medidas preventivas deve-se primeiramente ao fato de que empresas pequenas acreditam estar à margem e por isso, invisíveis aos fraudadores. Em segundo lugar, por conta de muitas vezes possuir recursos limitados, dar prioridade a outros fins. 

Ainda segundo a mesma pesquisa, 23% das empresas participantes já haviam sido atingidas por fraudes no último ano e, apenas nos EUA, as perdas chegaram a 28.313 dólares por companhia, sendo um prejuízo ainda maior em empresas com quadro de funcionários entre 10 e 49, em que o desfalque chegou a mais de 37 mil dólares.  Ainda assim, mesmo 80% dos entrevistados reconhecendo que a prevenção deveria ser uma urgência, 31% confessaram ter sofrido cada vez mais fraudes.

Enquanto isso, no Brasil, 11% das micro e pequenas empresas já sofreram com prejuízos financeiros por conta de estelionatos e, apesar deste índice, a efetivação de um sistema de segurança ainda está longe da lista de prioridades dos empresários. 

Além de fraudes qualificadas como “ameaças externas”, como cheques falsificados, cartões de crédito clonados e compras realizadas com documentos falsos ou roubados, existem as ameaças internas, como ataques cibernéticos que acabam em roubos e venda de informações pessoais para a aplicação de golpes. Este tipo em especial, é bastante preocupante para as micro, pequenas e médias empresas.

Como consequência, alguns mercados são fortemente afetados, como o financeiro, impactado por tentativas de fraude com documentos de identificação. 

Ataques fraudulentos podem acarretar prejuízos financeiros e danos à reputação. Por este motivo, pensar em soluções preventivas de segurança não deve ser encarado como uma opção, e sim uma necessidade real que pode assegurar uma vantagem competitiva ao negócio. 

Mesmo pequenas e médias empresas estão igualmente expostas às fraudes com o agravante de serem mais vulneráveis às consequências como a quebra financeira. 

A primeira etapa para evitar golpes, é analisar leis e regulamentações que regem processos de checagem e validação de documentos e histórico de colaboradores, fornecedores e clientes. A consulta mais comum é a verificação de documentos pessoais (RG, CPF e CNH).

A segunda etapa é chamada de “background check” que se trata da validação de informações em bancos de dados públicos e privados, com o objetivo de fazer uma análise de risco do negócio. Um exemplo, é a busca por antecedentes criminais.

Por fim, vale pensar também no ambiente interno, fazendo auditorias internas, treinamentos, palestras periódicas e programas de compliance, além do desenvolvimento de um código de conduta continuamente atualizado, para orientação dos funcionários sobre quais procedimentos tomar em caso de suspeita ou ciência de atividades fraudulentas.Nós, do escritório FS Canutto Advogados, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba

R Padre Anchieta, n° 2.285, cj.1006 – Curitiba/PR 

São Paulo

Rua George Ohm, n° 230, cj. 101 B – São Paulo/SP

Contato

(41) 98881-3923

contato@canutto.com

Atendimento

De segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h00

© 2019 Canutto Advogados – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

Open chat